top of page

Tecnologia e Organização - Conheça os melhores aplicativos para organização de tarefas.

Para acompanhar e desfrutar conforme a melodia da vida, é preciso de um bom instrumento!

E o que chamo aqui de instrumento, é uma ferramenta para organizar, seus projetos e tarefas. Já é de conhecimento geral que, acreditar que vamos lembrar de tudo é uma utopia, principalmente em uma era onde somos, tão frequentemente, convidados a nos distrair.

É muita coisa para lembrar e hoje, mais do que em nenhuma outra época da história da humanidade, as novas demandas não param de surgir: tanto da vida pessoal quanto profissional.


ANOTAR, é um simples gesto que, cientificamente já foi comprovado como vital para saúde do cérebro e da sua memória.


Quando estamos fora da nossa rotina, do nosso local de trabalho, o desafio se torna ainda maior!


Existem pessoas que "são do papel", não tem jeito. Vão se sentir melhor com suas agendas, planners ou bloco de notas - e não há absolutamente NENHUM demérito nisso. Usar tecnologia é tão funcional quanto usar um pedaço de papel, uma vez que consideremos que somos seres individuais, com dinâmicas e repertórios absolutamente particulares.


Contudo, para aqueles que tem uma adoração pela tecnologia e tendem a se satisfazer com um bom lembrete, alarme, sincronização e a praticidade de arrastar tarefas de uma data para outra, ou complementar a demanda com anotações, imagens e outros elementos, aqui temos uma breve seleção dos aplicativos que ajudam nesse essencial processo de organização:


GRATUITO, em português, e super simples de usar. É possível criar listas, pastas, selecionar atividades do dia, planejar com datas, anexar arquivos, incluir anotações, sub tarefas e, apesar de ser da Microsoft funciona super bem em dispositivos Apple [IOS] e Android. Sincronizando as atualizações no celular, no computador e até nos relógios inteligentes!


Também disponível em português, é possível de ser usado gratuitamente, mas sua máxima potência está na versão paga, onde possui até um tipo de pontuação por utilização que gera prêmios [em outras palavras, a materialização do termo conhecido como gamificação]. Ele se conecta com plataformas de e-mail, navegadores e está sempre ao seu lado, para não te deixar esquecer de nada! Ele também permite a organização em pastas, priorização, criação de diferentes tipos de listas, fitlros, etiquetas e apresenta as atividades do dia, da semana, com grande capacidade de customização.


O que normalmente encanta é que ele é inteligente e faz até sugestões! Quando você escreve amanhã, ele já inclui essa data e apenas com o uso de uma hashtag é possível categorizar uma tarefa. Otimização máxima!


Assim com as opções anteriores permite que você crie sua visualização, possui inúmeras integrações, inclusive com dispositivos de inteligência artificial [siri, alexa e google assitant] e, também já sugere alguns movimentos para voce não ter que escrever. É legal você experimentar diferentes opções, porque existe uma grande diferença visual, entre cada aplicação e você deve encontrar aquela que mais te agrada e que, de alguma forma, te ajude a manter o hábito de atualizar o seu aplicaitvo.

Não se convenceu por nenhum desses aplicativos? Experimente o Google Keep - ele simula uma parede com posts its e tem várias possibilidades! É mais amigável do que apenas uma lista de tarefas e também pode ser visto como um bloco de notas muito bem feito, mas tem também lembretes para te ajudar.


Assim como o Google Keep, ele não é necessariamente um aplicativo de tarefas e também simula a dinâmica dos post its. É tão simples e tão completo em sua versão gratuita, que acaba sendo a escolha de algumas pessoas e empresas! Ele trabalha com a dinâmica de quadros e cartões de tarefas personalizáveis que pode ser subdividida em checklists e também permite upload de arquivos e agendamento de lembretes!

Apesar de não possuir uma versão em português, é um dos aplicativos que mais simplificou a dinâmica de organização de tarefas e listas - e é um dos mais antigos também.Super simples de usar, mas limitado em termos de integrações.

É um dos aplicativos mais utilizados no mundo, hoje em dia ele possui uma versão paga que permite que você vá além e, utilize as potências das suas integrações. Para quem quer ter TUDO em um único lugar essa pode ser uma excelente opção, porque é possível anexar documentos diversos [como contas e anotações de aula - incluindo fotografias em tempo real] e ainda contar com as listas para se organizar. Possui diversos mecanismos de agrupamento de informações como cadernos e tags.

Outra opção da Microsoft, mas que se parece mais com o Evernote do que com o TO DO, além da sincronia, permite que você inclua tarefas, registre pensamentos, ideias e armazene tudo em outras plataformas da Microsoft, como o OneDrive.


E aí? Qual aplicaitvo você gosta mais e por que? Conta nos comentários e fique à vontade para fazer sugestões!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page