• Lara Branco

Sem vontade de ler? Que tal escutar?

Atualizado: 12 de jul. de 2020

Muitas pessoas afirmam que tem dificuldade para ler. Não possuem o hábito, ou não possuem tempo, ou apenas não gostam.


Há quem diga que, tenta se concentrar e sua mente não permite e quando vê não lembra de nada do que "leu".

Poucas pessoas pensam sobre a atividade da leitura. Não é algo, passivo, estático, mas dinâmico e exige atenção. A leitura é a apresentação do mundo das conexões do autor e sua maneira de apresentá-las, promovendo um diálogo com seu leitor. É uma janela de oportunidade para conhecer uma nova perspectiva, e como a percepção é individual, a leitura de um mesmo livro nunca será igual para duas pessoas.

Conforme pesquisas, entre as principais motivações que impulsionam os leitores brasileiros estão:

  • Gosto pela leitura (25%)

  • Atualização cultural (19%)

  • Distração (15%)

  • Motivos religiosos (11%)

  • Crescimento pessoal (10%)

  • Exigência escolar (7%) e

  • Atualização profissional ou exigência do trabalho (7%).


Todas essas motivações integram o papel civilizador da leitura. Já a primeira razão apresentada pelos leitores como obstáculo para o aumento da leitura é a falta de tempo (43%). O que você pode resolver, de maneira definitva, se vivenciar a jornada do curso RICO É QUEM TEM TEMPO.


Se você ainda não consegue desenvolver esse hábito da leitura, meu convite é para que você se apaixone pelo conhecimento, nas suas mais diversas apresentações e formatações, e quando isso acontecer, você poderá escolher um livro, e sem muito esforço, entregar a ele sua atenção.


Que tal escutar um livro? Sim, atualmente, temos tecnologias de audiobooks, onde o livro é lido na íntegra, como acontece com o Ubook e também temos resumos de livros para que você faça escolhas com mais embasamento, como é o caso do 12minutos app (link com 44% de desconto). Essas ferramentas vão permitir que você esteja perto dos livros de uma forma completamente diferente.

Além de escutar livros, uma outra ferramenta que nos deixa apaixonados pelo conhecimento, são os conhecidos podcasts que tem crescido exponencialmente nos últimos tempos. Um portal muito rico de podcastas que são de fato enriquecedores é o B9 - e sugiro que comece pelo Naruhodo! se quiser, em poucos minutos, ter respostas científicas para as perguntas que você sempre se fez, pelo Autoconsciente caso, sua busca seja de autoconhecimento ou, se tiver mais tempo e disponibilidade, pelo Mamilos se você tem interesse em ouvir diversas vozes criando pontes, ao invés de provar pontos com um jornalisto, inédito, e de peito aberto. Tem mais sugestões de como namorarmos o conhecimento? Deixe aqui nos comentários!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo